O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e a sua homóloga espanhola, Teresa Ribera, reuniram no dia 18 de janeiro, em Bruxelas, com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, para discutir o objetivo da extensão do mecanismo ibérico.
Esta foi uma primeira reunião de trabalho para trocar impressões sobre a avaliação do mecanismo e a sua extensão. A reunião foi positiva e, agora, as equipas técnicas irão trabalhar para apresentar propostas num curto prazo.
O Ministro do Ambiente já tinha tido a oportunidade de referir na véspera, na audição parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República, que Portugal faz uma avaliação positiva do mecanismo ibérico, que tem cumprido o objetivo de desafetação do preço grossista da eletricidade do preço do gás.
A solução ibérica permitiu uma redução de 20% no preço da eletricidade, em 2022, e gerou um benefício de cerca de 489 milhões de euros para todos os clientes expostos ao mercado grossista de eletricidade, em especial setores industriais.