Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-10-23 às 17h57

Serviços Prisionais e Cruz Vermelha colaboram na reinserção de pessoas privadas de liberdade nos Açores

1. Memorando de entendimento entre as duas entidades vai reforçar e a apoiar as respostas de reinserção para pessoas privadas de liberdade, promovendo percursos individuais adequados a cada perfil e contexto familiar.

2. Colaboração prevê também a capacitação e orientação dos guardas prisionais, técnicos e outros profissionais para a identificação e reconhecimento de sinais de vulnerabilidade, nomeadamente no domínio da saúde mental.

3. Iniciativa vai beneficiar pessoas privadas de liberdade com idade igual ou superior a 65 anos, a cumprir pena de prisão na Região Autónoma dos Açores em estabelecimento prisional ou no domicílio, assim como as suas famílias.

MINISTRA DA JUSTIÇA PRESIDIU À CERIMÓNIA DE ASSINATURA EM PONTA DELGADA

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram, esta segunda-feira, em Ponta Delgada (Açores), um memorando de entendimento que vai reforçar as respostas de reinserção para pessoas privadas de liberdade, a cumprir pena em estabelecimento prisional ou no domicílio, ou sujeitas a medidas de reinserção social.

Esta parceria tem como objetivos a prevenção, inclusão e reinserção, através da promoção de um percurso individual adequado, que resulte na construção de metas individuais exequíveis para a pessoa individualmente considerada e para as suas famílias.

Serão beneficiários desta iniciativa, as pessoas privadas de liberdade com idade igual ou superior a 65 anos, residentes na Região Autónoma dos Açores.

O memorando prevê ainda o desenvolvimento de ações de capacitação e orientação para os guardas prisionais, técnicos e outros profissionais que trabalham diretamente com a população privada de liberdade, de forma a apoiá-los na identificação e reconhecimento da vulnerabilidade humana, nomeadamente no domínio da saúde mental.

A cerimónia foi presidida pela Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que destacou a importância do trabalho conjunto realizado pela DGRSP e pela CVP e do qual resultou também, em 2008, o acordo para a implementação de um plano estratégico de intervenção em meio prisional na área do voluntariado.
Tags: reinserção
Áreas:
Justiça