Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-09-18 às 14h58

Intervenção da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, por ocasião da sessão solene de abertura do 40.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais

Começarei, naturalmente, por saudar, muito vivamente, as senhoras e os senhores Auditores de Justiça que integram o Quadragésimo Curso de Formação para os Tribunais Judiciais e para o Ministério Público, e o Décimo Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais: 97 mulheres e 18 homens perante os quais hoje se entreabre a porta da magistratura, a nobre carreira que sonharam abraçar e que tanto precisa de todos eles.

58 senhoras e senhores Auditores de Justiça para a Magistratura Judicial; 57 senhoras e senhores Auditores de Justiça para a Magistratura do Ministério Público; 18 senhoras e senhores Auditores de Justiça para os Tribunais Administrativos e Fiscais: eis os rostos que dão vida ao compromisso do XXIII Governo Constitucional e da Ministra da Justiça de regularizar anualmente as admissões ao CEJ – que hoje também celebramos - e assim
reforçar as magistraturas Judicial e do Ministério Público, nos tribunais comuns, tanto quanto nos administrativos e tributários. E é, por isso, com enorme satisfação – pessoal e institucional – que vos digo: sejam muito bem-vindas e bem-vindos!

Umas boas-vindas que estendo, com muita alegria, aos dez formandos que vieram de Moçambique para integrar o Quadragésimo Curso da Formação para a Magistratura do Ministério Público: é um gosto e uma honra ter-vos entre nós.

Uma palavra de reconhecimento, por isso, também à instituição que a todos vos acolhe: o Centro de Estudos Judiciários. Escola de formação jurídica e judiciária de Magistrados de prestígio inquestionado, o CEJ é um espaço de referência onde se sedimentam os alicerces do sistema de Justiça, e por isso, fonte de um contributo fundamental para a confiança nos tribunais e na Justiça.

À sua Direção, aos seus docentes e funcionários, o meu muito obrigada.

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.