Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-04-27 às 19h28

Intervenção da Ministra da Justiça na cerimónia de tomada de posse de novos notários

Para os jovens notários, que hoje aqui tomam posse, representa a conquista do objetivo a que se propuseram e a realização pessoal alcançada por ingressarem na profissão que escolheram abraçar, um justo prémio pelo esforço empreendido num percurso difícil, mas superado. Representa igualmente um desafio e uma enorme responsabilidade, pois, a partir de hoje, irão iniciar um percurso profissional que, todos desejamos, seja repleto de sucesso e contribua para a prestação de serviços que respondam com excelência e elevado rigor jurídico às necessidades dos cidadãos e das empresas do nosso país. 

Os nossos cidadãos esperam o vosso empenho e dedicação na tarefa de conformar juridicamente e formalizar as suas vontades, dando forma legal e autenticidade aos atos e negócios jurídicos em que são interessados, contribuindo assim para a segurança jurídica desses atos e negócios, e, por via disso, para a concretização da justiça. É a assunção deste importante papel social que se espera de vós enquanto herdeiros de uma tradição tabeliónica secular.

O facto de ser uma profissão tão antiga, não significa, de todo, que o tempo lhe tenha tirado vitalidade. Muito pelo contrário, a presença de todos nesta cerimónia é a prova de que esta profissão permanece viva e atual. Os notários hoje aqui empossados são a prova irrefutável dessa continuidade e vitalidade e do que esta profissão representa para o país. 


Leia a intervenção na íntegra
Tags: notariado