Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2022-04-29 às 10h34

Intervenção do Ministro das Finanças na apreciação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022 na Assembleia da República

«Vivemos tempos de exigência. Tempos que impõem uma visão clara sobre os desafios, equilíbrio nas soluções, determinação firme em prosseguir o fundamental.

Em 2021 registámos um crescimento de quase 5% e a taxa de desemprego mais baixa dos últimos 18 anos. A dívida pública teve a maior descida desde a 2ª Guerra Mundial e o défice público reduziu-se para valores inferiores a 3% do produto. Terminámos o ano com uma taxa de vacinação contra a Covid-19 acima de 90% da população.

Temos sinais de que podemos legitimamente esperar a continuação desta dinâmica ao longo de 2022. Segundo dados do INE hoje mesmo conhecidos, no primeiro trimestre, a economia cresceu um impressionante valor superior a 11% em termos homólogos e 2,6% face aos três meses anteriores. Isto faz com que neste primeiro trimestre estamos já 3,1% acima do primeiro trimestre de 2019 recuperando para níveis pré-pandemia.»

Leia a intervenção na íntegra