Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-10-26 às 15h47

Intervenção do Ministro das Finanças, Fernando Medina, no Congresso Nacional dos Economistas

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Portuguesa,
Excelentíssimo Senhor Bastonário da Ordem dos Economistas, 
Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho de Escola do ISEG,
Caro Vítor Constâncio,
Minhas senhoras e meus senhores,

Felicito a Ordem dos Economistas pela ambição colocada na realização deste Congresso Nacional dos Economistas, pela oportunidade dos temas selecionados, pelo notável grupo de oradores que por aqui passarão nos próximos dois dias.

Aproveito a ocasião para saudar calorosamente o professor Vítor Constâncio, uma referência para todos nós economistas, e a merecida homenagem de hoje.

Relembro os tempos enquanto estudante de economia, há quase 30 anos, e a forma como ouvia aqueles que, não sendo meus professores, tanto me ensinaram sobre o país e sobre a ciência que então abraçara. Silva Lopes, João Ferreira do Amaral e destacadamente Vítor Constâncio.

Aqui chegados, e se me perdoarem a ironia, lembraria aquele adágio segundo o qual para quem tem um martelo, todos os trabalhos parecem pregos. Ora, para um ministro das Finanças na segunda quinzena de outubro, todos os debates são sobre o Orçamento do Estado. 

É sobre ele que gostaria de vos falar. Não tanto sobre o detalhe das suas medidas, mas sobre os desafios e a estratégia que desenhámos para os enfrentar.

Leia a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.