Intervenção da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional na inauguração do Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect
A nossa missão de desenvolvimento regional tem como ponto de partida a formulação de uma estratégia integrada capaz de criar sinergias entre as capacidades e os níveis de especialização de cada um dos nossos territórios.
O reconhecimento destas capacidades não é uma tarefa hermética e isolada no tempo, mas sim um exercício evolutivo de continuidade, de adaptação progressiva a cada uma das conjunturas que se vão sucedendo, permitindo assim a otimização de respostas.
Os acontecimentos mais recentes têm enfatizado um conhecimento que sempre foi do domínio comum, mas que, no entanto, se encontra agora exacerbado pelas complexas exigências impostas pela pandemia de Covid-19, pela guerra na Ucrânia ou pelo estado de seca quase sem precedentes nos tempos modernos. Refiro-me à importância do setor agroalimentar, reconhecido pelas 5 NUTS II como um eixo estratégico prioritário.
(…)
O InnovPlantProtect tem um contributo capital para esta abordagem global, estando focalizado precisamente numa fase ainda anterior à da própria produção, ao assumir o papel fundamental de empregar conhecimento científico de excelência na luta contra as pragas e as doenças que afetam as mais importantes culturas agrícolas.
(…)
O InnovPlantProtect está em Elvas, porque não haveria melhor local em Portugal para instalar um centro de geração e aplicação de conhecimento associado a esta área temática. É aqui que o InnovPlantProtect faz mais sentido; é aqui que este Laboratório Colaborativo continuará a afirmar-se, até ao ponto de se tornar numa referência mundial.
Esta caminhada auspiciosa será em muito promovida pela equipa dedicada e multifacetada que dinamiza o InnovPlantProtect, capaz em simultâneo de desenvolver novas formulações de biopesticidas, variedades vegetais melhoradas, novos métodos de diagnóstico e monitorização, ou novos modelos de risco e de aplicação de biopesticidas.
E isto não se faz apenas de Biologia, Biotecnologia, ou Engenharia Genética, faz-se também de tecnologias digitais, de sistemas ciberfísicos, robótica/drones, sensores e outros tipos de inteligência artificial.
Leia a intervenção na íntegra
