Intervenção do Primeiro-Ministro no debate da Moção de Censura ao Governo

(...)

«O problema que neste momento mais preocupa os portugueses é o aumento do custo de vida, fruto de um forte crescimento da inflação.

As causas são conhecidas. 

Trata-se de uma inflação importada, fruto ainda da pandemia, agravada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, que exige medidas de natureza global e medidas à escala da União Europeia, que atuem sobre as causas dos aumentos de preços. 

E o que é que o Governo tem feito, a nível nacional? 
Em primeiro lugar, adotou um conjunto de medidas para conter o aumento do preço final quer da eletricidade, quer dos combustíveis.

Quanto à eletricidade, começo por recordar que as famílias portuguesas já beneficiam, desde o final de 2020, da descida da taxa de IVA de 23% para 13% em função do consumo, medida majorada no caso de famílias numerosas, desde março de 2021.»

(...)

Leia a intervenção na íntegra