Intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas no 1.º Fórum de Sustentabilidade da ASECAP

«Durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, os Estados-Membros aprovaram várias considerações sobre a Estratégia de Mobilidade Sustentável desenvolvida pela Comissão.

Essa estratégia apresenta um conjunto de metas para os diferentes modos de transporte e visa contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, tal como enunciado no Pacto Ecológico Europeu.

Para o Conselho, é urgente acelerar a descarbonização do setor dos transportes, e tal só poderá ser conseguido através de políticas que abranjam todos os modos de transporte, e que considerem toda a cadeia de valor - desde os veículos às infraestruturas, passando pelas operações.

A ambição do Conselho ficou bem patente na reunião de ministros europeus da semana passada, no Luxemburgo, onde se aprovou a orientação-geral para o Regulamento sobre a Implementação de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos, um dos pilares do pacote Fit for 55, e que irá inevitavelmente moldar o panorama das infraestruturas rodoviárias nas próximas décadas».

Leia a intervenção na íntegra.