Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-03-13 às 19h52

Assinado acordo entre Portugal e a Universidade da Califórnia em Berkeley

Assinatura do Acordo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade da Califórnia em Berkeley, 14 março 2023
Foi assinado pela primeira vez um memorando de entendimento entre Portugal e a Universidade da Califórnia em Berkeley, em nome da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto. 

Esta nova parceria entre Portugal e a Universidade da Califórnia tem como objetivo a concessão de bolsas de doutoramento a estudantes portugueses e luso-descendentes em Berkeley. 

A concretização deste acordo vem no seguimento de trabalho feito durante a visita à Califórnia, nos Estados Unidos, no passado mês de fevereiro, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, durante a qual foram assinados vários memorandos, nomeadamente, o memorando de entendimento entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a nova escola da Universidade de Stanford, a Stanford Doerr School of Sustainability, uma escola inovadora e orientada para a investigação de soluções com elevado impacto nas alterações climáticas sentidas a nível mundial, concebida para acelerar drasticamente os avanços e soluções científicas, tecnológicas e políticas.

A colaboração com a universidade californiana, agora formalizada, está alicerçada no Fundo Pinto-Fialon, criado pelo emigrante português Arthur Ferreira Pinto e a mulher Annette Fialon (deixaram 7,5 milhões de dólares de herança à universidade) para apoiar estudantes com um mínimo de 25% de origem portuguesa. O fundo concede bolsas a estudantes portugueses e luso-descendentes em Berkeley, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior salienta que Portugal tem atualmente uma grande capacitação, «quer na área da investigação quer na área do ensino superior, resultado do trabalho desenvolvido nas instituições portuguesas, da preparação que os estudantes levam para Berkeley».  

São os primeiros acordos deste género entre Portugal e estas duas universidades norte-americanas, onde vários alunos e professores portugueses se têm destacado e têm fomentado a abertura destas universidades norte-americanas para trabalhar com instituições académicas portuguesas para o intercâmbio de alunos de doutoramento, investigadores e corpo docente. 

Elvira Fortunato reforça a relevância dos acordos que «dão uma garantia a estas universidades» quanto à aposta em alunos de doutoramento e professores oriundos de Portugal. 

Estas novas parcerias enquadram-se no âmbito do reforço da iniciativa Go Portugal – Global Science and Technology Partnerships que visa a internacionalização da investigação científica e tecnológica nacionais, promovendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica, além de impulsionar a mobilidade internacional de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente.