O Secretário de Estado da Educação, António Leite, reuniu-se com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o com seu Secretário-Chefe da Casa Civil, Arthur Lima.
Com o objetivo de aclarar questões relacionadas com a construção da Escola Portuguesa de São Paulo, importante projeto junto da comunidade portuguesa em São Paulo e também junto da comunidade brasileira, a reunião realizada no Ministério da Educação, em Lisboa, contou com a apresentação ao Governador de alguns exemplos do tipo de construção que se pretende desenvolver e o respetivo cronograma previsto de execução.
Saudando a proposta apresentada, e recordando que em São Paulo residem cerca de meio milhão de luso-brasileiros, o Governador Tarcísio de Freitas manifestou disponibilidade dos seus serviços para uma melhor e mais ágil colaboração, tendo em vista a maior celeridade possível ao processo de construção.
Neste âmbito, foi ainda proposto e bem aceite o alargamento do prazo de concessão do edifício que o Estado de São Paulo cedeu ao Estado Português para construção da Escola.
Neste momento, está a ser desenvolvido trabalho com vista a abrir a escola ainda no próximo ano letivo, em instalações provisórias, para os anos iniciais da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico.
Brevemente, o Secretário de Estado da Educação apresentará o projeto de construção da Escola à comunidade, em São Paulo, Brasil.