A Marinha está a prestar apoio à Autoridade Marítima Nacional (AMN), no rio Tejo, durante a Jornada Mundial da Juventude.
Preparada para qualquer intervenção, a Fragata D. Francisco de Almeida está equipada com helicóptero, radares, sistemas óticos e de infravermelhos, contando com um destacamento aéreo e mergulhadores. No total estão a bordo estão quase 140 elementos.
Durante estes dias a Fragata é também ponto de descanso e reabastecimento para as equipas de patrulha. Além do apoio da Marinha, a Autoridade Marítima Nacional tem 251 efetivos destacados para a vigilância das zonas ribeirinhas e praias da Área Metropolitana de Lisboa, com 176 elementos concentrados na proteção e policiamento e 75 na vertente salvaguarda e resgate.
A Polícia Marítima está a fazer um reforço do patrulhamento policial e foi também reforçado o dispositivo de assistência a banhistas e de salvamento marítimo, não só em toda a zona ribeirinha do Tejo, como na zona costeira de Cascais e entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha.
A 5 e 6 de agosto está prevista a interdição da navegação em frente ao Parque Tejo.