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2023-06-19 às 9h18

Graduate Tracking Portugal recebe mais de 35 mil respostas

Mais de 35 mil recém-diplomados participaram já no estudo Graduate Tracking Portugal, iniciativa lançada em novembro do ano passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O MCTES destaca a adesão muito significativa por parte dos diplomados, que contribuirá, de forma decisiva, para um retrato sem precedentes sobre a situação dos recém-diplomados no mercado de trabalho, nomeadamente devido à grande extensão e detalhe do inquérito. 

Foram recolhidos mais de 35 mil questionários (cerca de metade cobrindo todas as questões) de diplomados de CTeSP, licenciatura, mestrado e mestrado integrado, que terminaram as suas formações há cerca de 1 e 5 anos. 

A este número de respostas completas corresponde uma taxa de resposta de 24,3% (12,4% para questionários completos), a qual se desdobra numa taxa de resposta de cerca de 22,9% para a coorte de diplomados do ano letivo de 2016/2017 (10,9% para questionários completos) e de 25,5% de taxa de resposta na coorte de diplomados de 2020/2021 (13,7% para questionários completos).

Os dados recolhidos, sob a coordenação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), vão agora ser introduzidos numa base de dados comparativa, processo que ficará concluído nas próximas semanas. A partir dessa base de dados, será elaborado um relatório final com os principais resultados deste estudo, os quais serão divulgados no início do próximo ano letivo.

O Graduate Tracking Portugal enquadra-se na iniciativa Eurograduate, lançada pela Comissão Europeia, visando a recolha de informação acerca dos diplomados pelos sistemas educativos europeus, o impacto da formação inicial e ao longo da vida nas carreiras profissionais e na resposta às necessidades e transformações do mercado de trabalho. 

Este projeto visa ainda dar cumprimento à recomendação 2017/C423/01 do Conselho Europeu, que recomenda a construção, por parte dos Estados Membros, de um mecanismo de acompanhamento de diplomados do Ensino Superior comparável entre os diferentes países.

O estudo assume particular relevância tendo em conta que permitirá uma muito melhor compreensão da transição dos diplomados para o mercado de trabalho, bem como apoiará a reflexão das instituições de ensino superior acerca da formação inicial e da oferta de formação ao longo da vida.

O Ministério agradece às equipas e entidades envolvidas no trabalho de recolha e análise dos dados, e às instituições de ensino superior e respetivos alumni, sem os quais não teria sido possível este sucesso na recolha dos dados.