Promover a colaboração entre o sistema científico e as empresas para aumentar a competitividade e a resiliência da economia portuguesa é o principal objetivo das Agendas Mobilizadoras, ou Agendas Verdes.
Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os projetos das Agendas Mobilizadoras vêm diversificar e especializar a estrutura produtiva da economia portuguesa, promovendo a sua transformação.
Até 2030, as Agendas Mobilizadoras ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial deverão contribuir de forma efetiva para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, para o aumento das exportações de bens e serviços, para o incremento do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2.
Trabalho de equipa
Das 53 Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial selecionadas, encontram-se agora contratualizadas 50 – 30 Agendas Mobilizadoras e 20 Agendas Verdes, estando três a aguardar conclusão de procedimentos de notificação e negociação. As 53 Agendas Mobilizadoras envolvem um total de investimento de 7,8 mil milhões de euros, com incentivo público estimado na ordem dos 2,8 mil milhões de euros.
Encontram-se envolvidas nestes projetos 1247 entidades, das quais:
- 941 são empresas e 60% PME (588);
- 119 entidades do sistema de investigação e inovação;
- 87 associações empresariais e gestoras de clusters;
- 41 entidades da Administração Pública (CIM, Municípios, Institutos, Direções-Gerais, Forças Armadas, Empresas Públicas, Centros de Turismo Regionais, Centros Hospitalares, Escolas Profissionais);
- 88 outros parceiros.
Em cada projeto estão sempre envolvidas empresas, associações empresariais, universidades, centros de investigação e entidades públicas.
À data encontram-se com pagamento de adiantamento decidido 36 Agendas, 23 Agendas Mobilizadoras e 13 Agendas Verdes, estando pagos, respetivamente, 239 milhões de euros e 145 milhões de euros a estes projetos.
A sessão pública que marcou a conclusão do ciclo de apresentação e contratualização de 50 Agendas Mobilizadoras do PRR para a Inovação Empresarial realizou-se a 6 de julho, em Ílhavo. Além da contratualização de sete Agendas, foram apresentados os primeiros resultados de duas da área da indústria aeroespacial.