A renovação integral da Linha da Beira Alta (LBA) é uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte, que permitirá uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre o centro e norte do país e a fronteira com Espanha.
Nos 193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso, decorrem várias empreitadas, que integram a renovação integral da via, incluindo a construção de algumas variantes, a renovação de dez estações, a eliminação de sete passagens de nível e a instalação de sinalização eletrónica.
Uma das obras mais relevantes deste projeto é a construção da Concordância da Mealhada, para uma ligação mais eficiente à Linha do Norte, melhorando significativamente as viagens para Lisboa e Porto.
O projeto do Corredor Internacional Norte inclui ainda a renovação integral e a eletrificação da Linha da Beira Baixa, entre a Covilhã e a Guarda, a qual já está em funcionamento.
No valor de 500 milhões de euros, com financiamento europeu, a obra do Corredor envolve 257 empresas e mais de 1200 trabalhadores.
Este corredor servirá, nas mercadorias, os portos de Leixões, Aveiro e Figueira da Foz, e, no transporte de passageiros, assegurará transporte regional, nacional e internacional.
A redução do tempo de viagem, o reforço da segurança, o acréscimo da capacidade de transporte de mercadorias e a redução da sinistralidade são os principais objetivos do projeto.
Integra o
Ferrovia 2020, o mais ambicioso plano de renovação da infraestrutura ferroviária das últimas décadas.