Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-06 às 16h31

Ministro da Economia e do Mar refere importância de uma «Universidade do Atlântico»

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, referiu a importância da criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores para «atrair investigadores internacionais». Esta ideia já tinha sido avançada aquando da elaboração da «Visão Estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030».

Após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência em Ponta Delgada, o Ministro disse que a Universidade do Atlântico destinar-se-ia a «atrair, sobretudo, grandes corporações internacionais, investigadores e universidades» assim como «o melhor que há no conhecimento científico para potenciar toda a investigação na área do atlântico».

António Costa Silva disse que aquela universidade estaria associada à Universidade dos Açores e a outras instituições nacionais e internacionais para «investigar os oceanos», a «interação com a atmosfera» e «posicionar o pensamento para o combate às alterações climáticas».

«Já temos grandes instituições científicas nos Açores. Os Açores são uma referência mundial na área da vulcanologia e investigação oceanográfica. Seria potenciarmos todo esse ‘cluster’», destacou.

O Ministro referiu-se ainda aos Açores como um «laboratório geológico» e vincou a importância da ciência e da investigação para «construir um futuro diferente»:

A Universidade do Atlântico «potenciaria o desenvolvimento e a investigação que hoje em dia é absolutamente vital. Nós sem compreendermos os oceanos não vamos ter saúde do planeta no futuro. Porque o futuro da saúde do planeta depende da saúde do oceano», acrescentou.