A Ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, afirmou que a ciência pode ser divertida, a jovens estudantes da 26.ª edição do programa de estágios de verão da Ciência Viva para o ensino secundário e 9.º ano.
Elvira Fortunato e a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, visitaram vários laboratórios do Centro de Investigação de Materiais da da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (CENIMAT/i3N), em Almada, onde os jovens estudantes descobrem a atividade científica em contexto real de investigação, trabalhando lado a lado com cientistas.
O
Ciência Viva no Laboratório é um dos principais programas da Ciência Viva, promovido desde 1997, em colaboração com a comunidade científica.
Em 25 anos, ascende a 19 mil o número de estudantes que participaram nestes estágios, que, com frequência, lhes permitem descobrir uma vocação para a ciência e a tecnologia e os ajudam a orientar o seu futuro académico e profissional.
A edição deste ano conta com 325 estágios em 55 unidades de investigação, abrangendo mais de 600 alunos.
Os temas são variados e os locais de estágio cobrem todo o País, sendo em alguns casos proporcionado alojamento para alunos de outras regiões, que desta forma têm a oportunidade de conhecer institutos e laboratórios de investigação localizados longe da sua área de residência.