Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-10-23 às 12h34

Primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa estreado em voo transatlântico

O KC-390 é o primeiro de cinco aviões adquiridos por Portugal à empresa brasileira Embraer. Fonte: Força Aérea Portuguesa
KC-390 já integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea, e será operado pela Esquadra 506 - os "Rinocerontes"

Está estreado o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa. A primeira missão operacional desta aeronave foi um voo transatlântico entre o Brasil e Portugal. O avião integra desde então em pleno o sistema de armas da Força Aérea e está aos comandos da Esquadra 506 – "Rinocerontes", sediada na Base Aérea N.º11, em Beja. 

Trata-se de um avião multitarefas, com alcance intercontinental, capaz de executar operações como transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais. 

É o primeiro de cinco aviões adquiridos por Portugal à empresa brasileira Embraer, resultado de um investimento de 827 milhões de euros, feito com o objetivo de substituir os Hércules C-130. O negócio também inclui a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida e a aquisição de um simulador de voo. 

A aeronave foi apresentada na Base Aérea n.º 11 a 19 de outubro de 2022, um ano antes de entrar em operação. Na cerimónia, presidida por si, o primeiro-ministro, António Costa, falou deste investimento como um projeto "três em um", que nos vai permitir capacitar as Forças Armadas e a Força Aérea; estreitar relações com o Brasil e desenvolver o cluster aeronáutico português, "como importante componente da economia nacional". 

Os KC-390 têm dedo português. As aeronaves possuem componentes produzidos em solo nacional, nas antigas fábricas da Embraer em Évora e nas OGMA, Alverca do Ribatejo, e a sua conceção implicou o investimento de 650 mil horas de trabalho da engenharia portuguesa, num trabalho desenvolvido pelo CEiiA. 

O primeiro KC-390 tem também equipamentos padrão da NATO, "integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal", e já foi aprovado pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN).