«Esta obra é um símbolo do compromisso firme do Governo com o investimento numa área basilar, a saúde mental», disse o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na visita à obra das futuras instalações da Unidade de Saúde Mental Comunitária de Gondomar.
O plano de qualificação desta unidade de Saúde Mental Comunitária representa um investimento superior a 2 milhões de euros e inclui a construção de um edifício de raiz, com uma área total de 620 metros quadrados, implantado em terreno cedido pela Câmara Municipal de Gondomar.
A nova unidade prestará cuidados de Saúde, com qualidade e em proximidade, em infraestruturas dignas e modernas, nas suas vertentes de consulta externa, hospital de dia e centro de dia, ambiente interdisciplinar e vizinhança física com o complexo de saúde familiar de Gondomar.
1,2 mil milhões de euros
Manuel Pizarro relembrou que a execução do
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está «em movimento», com um volume de investimento muito significativo, «de dimensão inédita», no Serviço Nacional de Saúde (SNS). «São 1,2 mil milhões de euros aplicados num modelo de revalorização dos serviços de saúde, em benefício das pessoas», disse.
Para além do investimento em Gondomar, as linhas de financiamento do PRR permitirão requalificar os cuidados de saúde primários, alargar a resposta na saúde oral, renovar os equipamentos dos hospitais, generalizar os cuidados continuados integrados e investir na digitalização da saúde.
No mesmo dia, Pizarro presidiu à cerimónia de assinatura do auto de transferência de competências da área da Saúde com a Câmara de Gondomar, sendo já 86 os municípios a aderir à descentralização na Saúde.