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Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

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2023-02-14 às 15h56

PRR: Modernização do Cartão de Cidadão com investimento de nove milhões de euros

Plano de Recuperação e Resiliência - logotipo
Em 16 anos foram emitidos mais de 33,7 milhões de cartões em Portugal e no estrangeiro.

O Cartão de Cidadão continua a ser um dos projetos emblemáticos do processo de transformação digital e simplificação da Administração Pública, responsável por impulsionar a interoperabilidade, o desenvolvimento de serviços online e a desmaterialização de processos. 

No dia em que o Cartão de Cidadão (CC) completou 16 anos, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, visitaram os serviços do CC, no Campus de Justiça, para conhecer no terreno as evoluções previstas ao nível do atendimento e da integração com a biometria, financiadas no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Num dos maiores exemplos de inovação e integração dos serviços públicos, o Cartão de Cidadão juntou, pela primeira vez, a informação que estava dispersa por vários documentos e incorporou funcionalidades, como a autenticação e a assinatura digital, que foram decisivas para a adesão aos serviços públicos online.

Ao longo dos anos, o Cartão de Cidadão evoluiu para acompanhar as necessidades da sociedade e as transformações tecnológicas. Ao fim de 16 anos, é possível renovar automaticamente, ou renovar online, o cartão de cidadão e recebê-lo em casa sem passar por um balcão, alterar a morada e os contactos ou pedir uma segunda via, através do portal ePortugal. É também possível pedir online o primeiro Cartão de Cidadão para um recém-nascido, através do serviço Nascimento online no Portal da Justiça. 

Em 2023, o Cartão de Cidadão vai continuar a inovar: para os recém-nascidos, até aos primeiros 20 dias, passará a ser gratuito, assegurando que todos os portugueses nascem cidadãos e têm direito à sua identidade sem custos. Será também lançado um novo cartão de cidadão com novo design, novas funcionalidades eletrónicas, tecnologia sem contacto e reforço da segurança.

Passará a ser possível ativar o Cartão de Cidadão com recurso a biometria, mediante a utilização de mecanismos seguros e conformes com as disposições previstas nos regulamentos europeus, eliminando a necessidade de levantamento presencial do CC para ativar os certificados.

No âmbito da modernização dos serviços do Cartão de Cidadão, com financiamento PRR, estão contemplados investimentos na renovação integral do parque de quiosques biométricos, desenvolvimento de soluções alternativas ao atendimento e integração de serviços, no valor de 9 milhões de euros.

Dos 266,9 milhões de euros de dotação total do PRR para a Justiça, 42,5 milhões destinam-se aos serviços do Registo, designadamente à renovação das plataformas digitais de suporte aos ciclos de vida dos cidadãos e das empresas. Deste montante, cerca de 38 milhões de euros já foram qualificados como despesa, incluindo procedimentos em preparação, contratualizados ou em fase de contratualização.
 
2007 – 2023: Principais destaques

2007: o primeiro Cartão de Cidadão foi emitido a 14 de fevereiro na Ilha do Faial (Açores)
2014: surge a Chave Móvel Digital como sistema de autenticação alternativa ao CC
2016: Balcão Nascer Cidadão com Cartão de Cidadão nas maternidades e hospitais de todo o país
2017: a validade do CC é alargada para 10 anos a partir dos 25 anos
2019: em junho ficou disponível a renovação online do CC a partir dos 25 anos
2020: em junho arrancou a renovação por SMS e em setembro a entrega do cartão em casa, via CTT
2021: a renovação automática do CC, com entrega em casa, avança a 5 de maio
2022: em março passou a ser possível pedir online o primeiro CC para um recém-nascido 
2023: o primeiro CC de um recém-nascido vai passar a ser gratuito, o novo Cartão de Cidadão será lançado no quarto trimestre (Novo design, tecnologia contacteless, reconhecimento facial)