Notícias
Administração Interna vai investir 64 milhões, até 2026, na aquisição de viaturas de várias tipologias para as forças de segurança
O Ministério da Administração Interna já lançou o concurso internacional para a aquisição de 789 veículos ligeiros, destinados à PSP e à GNR. Um investimento de 34 milhões de euros - uma parcela dos cerca de 64 milhões que serão investidos, até 2026, na aquisição de veículos de várias tipologias para as forças de segurança.
Estes 789 veículos permitirão "aperfeiçoar o policiamento de proximidade e de visibilidade" junto das comunidades, em "particular nos grandes centros urbanos", como sublinhou esta segunda-feira (23 de outubro), o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, em declarações à RTP.
Além do concurso para a aquisição de viaturas ligeiras, serão abertos mais dois procedimentos: um para a compra de 96 motociclos, para os anos de 2023 e 2024, no valor de quase 1,7 milhões de euros; e um outro para a aquisição de três veículos pesados, para o ano de 2024, num montante de 970 mil euros.
À RTP, José Luís Carneiro sublinhou que esta é um esforço "que se conjuga com o investimento nas infraestruturas, nos equipamentos e na modernização tecnológica das forças de segurança, estimado em 607 milhões de euros até 2026". Uma aposta que prossegue o caminho já percorrido entre 2017 e 2021, então com um investimento de 330 milhões de euros.
Noutra face desta aposta, o ministro da Administração Interna adiantou que delegou no comandante-geral da GNR e no diretor nacional da PSP a competência para fazer despesa num montante de 3,7 milhões de euros, especificamente destinados à manutenção e conservação do edificado afeto às forças de segurança. Esta verba pode agora ser delegada nos comandos territoriais - e, por estes, nos postos e nas esquadras - por forma a facilitar a realização de obras de manutenção, evitando assim, em muitas situações, problemas estruturais a médio-longo prazo.
Modal galeria