Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-19 às 12h44

Rede de Teatros e Cineteatros contribui para facilitar o acesso à oferta cultural

Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no encontro da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, Torres Vedras, 19 julho 2022
A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e respetivo financiamento contribuem para dar estabilidade aos agentes culturais e facilitar o acesso à cultura através da descentralização de espetáculos, disse o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no primeiro encontro da Rede, em Torres Vedras.

Pedro Adão e Silva afirmou que a «apoiar a programação confere estabilidade e previsibilidade» aos agentes culturais, contribuindo para a sua autonomia e para combater a precariedade entre os recursos humanos do setor. Para isto, é também essencial o financiamento das autarquias locais.

«Temos um problema seríssimo no acesso à cultura em Portugal e nas desigualdades no território», afirmou, acrescentando que «há dificuldade em chegar às pessoas».

Neste sentido, «ter uma programação em rede, permite que os espetáculos circulem pelo País», disse.

O Ministro referiu que «é fundamental criar relações e conferir sustentabilidade ao que já existe», e a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses existe «na realidade».

Financiamento

No primeiro concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros credenciados na RTCP são abrangidos 39 projetos com um num valor global de 5,1 milhões de euros de financiamento.

Vinte e sete dos 39 projetos de programação de equipamentos culturais credenciados pela RTCP já assinaram contratos de apoio financeiro.

O concurso de apoio financeiro aos equipamentos culturais credenciados da RTCP tem um montante anual de seis milhões de euros, entre 2022 e 2025, perfazendo um total de 24 milhões de euros.

A RTCP foi criada para combater assimetrias regionais e para fomentar a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal. Cerca de 80 equipamentos culturais aderiram já à rede, entre auditórios municipais, casas de cultura, teatros e cineteatros, centros culturais e centros de artes.

Áreas:
Cultura