Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-31 às 17h03

União Europeia duplica frota aérea de combate a incêndios para o verão de 2023

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira, Bruxelas, 31 maio 2023
No dia em que se celebra o 10.º aniversário do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências, em Bruxelas, o Comissário Europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, anunciou que a Comissão Europeia, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, vai financiar o aluguer de dois meios aéreos para Portugal, para fazer face aos incêndios florestais deste verão. 

A prioridade no uso destes meios é sempre nacional, mas caso não sejam necessários em determinados momentos, e em linha com o princípio de solidariedade europeia, estes meios que vão estar pré-posicionados em Portugal, estarão ao dispor de outros Estados-membros que possam necessitar em caso de emergência.

Portugal acolherá também um pré-posicionamento de meios com 65 elementos que virão da Finlândia e da Eslovénia e que estarão em Portugal entre o dia 15 de agosto e o dia 15 de setembro, reforçando as capacidades técnicas em cenários de grande complexidade.

Estes são passos muito significativos e pelos quais o País sempre se bateu, nomeadamente na reunião informal de Ministros do Interior da UE, em setembro de 2022. Nesta ocasião Portugal propôs a antecipação da contratação de meios aéreos da União Europeia, o reforço do seu número, bem como o reforço de meios terrestres e humanos ao serviço dos diferentes Estados-membros, alocados ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Deste modo, cumpriram-se os objetivos que Portugal tinha havia proposto em setembro de 2022, sendo este é um passo importante eno reforço das capacidades do Mecanismo Europeu.