Ministro da Administração Interna destaca avanços na carreira dos polícias
Aumentos salariais de 100 euros na base da carreira e subida do suplemento de risco para 100 euros

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na inauguração do «Espaço Vida – Resposta Integrada de Apoio à Vítima – RIAV», Loures, 24 novembro 2022
Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na inauguração do «Espaço Vida – Resposta Integrada de Apoio à Vítima – RIAV», Loures, 24 novembro 2022
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, destacou os avanços na carreira dos polícias, apontando os aumentos salariais na ordem dos 100 euros em 2023 para os agentes na base da carreira e os investimentos nas condições de trabalho, no final da inauguração do «Espaço Vida – Resposta Integrada de Apoio à Vítima – RIAV», que apoia vítimas de violência doméstica, em Loures.
José Luís Carneiro acrescentou que os agentes terão «aumentos salariais que variam, contabilizando tudo [remuneração base mais suplemento de risco], entre os 62 e os 117 euros», considerando todos os níveis remuneratórios. Os aumentos estão focados na base da carreira papa incentivar o recrutamento de agentes, que é dificultado pelo envelhecimento da população e pela exigência da profissão.
O Ministro disse ainda que é «possível trabalhar para que as carreiras possam ser melhoradas» e que é isso que está a fazer: «Estamos a falar de, até 2026, mais 600 milhões de euros para melhorar as infraestruturas de trabalho e as condições para o exercício digno da atividade profissional».
José Luís Carneiro referiu igualmente o programa de alojamento e de habitação para os militares da GNR e para os agentes da PSP, que está a ser criado, com os municípios, e que este ano a componente fixa do suplemento de risco subiu de 31 para 100 euros.
