«País está mais preparado para os incêndios mas o risco zero não existe»

Patrícia Gaspar assistiu à apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no distrito de Santarém

Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais , Santarém, 1 junho 2022

Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais , Santarém, 1 junho 2022

A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, elogiou a capacidade de resposta que o dispositivo de combate a incêndios do distrito de Santarém tem demonstrado nos últimos anos e deixou palavras de incentivo aos operacionais que estão no terreno.

«Santarém é um distrito muito fustigado não só pelos incêndios rurais mas também por outras ocorrências complexas motivadas pelas alterações climáticas, e que tem sabido mostrar enorme capacidade de mobilização, de antecipação e de resposta, com um dispositivo que tem sabido estar à altura dos desafios», disse Patrícia Gaspar na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito de Santarém.

A Secretária de Estado lembrou ainda que, para além da enorme capacidade que tem demonstrado, Santarém tem sabido dar resposta aos pedidos de ajuda de outros distritos e até noutros países, dando como exemplo o apoio dado a Moçambique por ocasião do ciclone Idai. 

«Não há fronteiras para a solidariedade e Santarém tem sido um grande exemplo disso», afirmou.

Patrícia Gaspar agradeceu ainda aos autarcas do distrito a aposta que têm feito na proteção civil, sublinhando que o patamar local é fundamental para o sucesso das operações. 

«Felizmente, aprendemos muito desde 2017 e temos conseguido evoluir. O País está hoje mais preparado, mas o risco zero não existe e nunca podemos pensar que está tudo feito», alertou a Secretária de Estado, lembrando que «o cenário que temos, em termos globais, é cada vez mais complexo, com exigências maiores quer na dimensão quer na complexidade dos incêndios».

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no distrito de Santarém conta, este ano, com 804 operacionais, 456 dos quais bombeiros, apoiados por três helicópteros bombardeiros ligeiros, além dos meios aéreos nacionais.

O comandante distrital de operações de socorro do distrito de Santarém, David Lobato, afirmou que os bombeiros são «a pedra angular de todo o dispositivo, quer através do número de operacionais mobilizáveis para as Equipas de Intervenção, quer através dos elementos de comando que garantem a estrutura de comando e controlo de todo o sistema».

Se necessário, disse, é possível formar três equipas de Posto de Comando Operacional, tendo o dispositivo, ainda, capacidade para constituir 10 Brigadas de Combate a Incêndios Nascentes, que, por sua vez, constituem sete Grupos de Reforço, que podem ser projetados dentro e fora do distrito.

A força inclui 21 elementos da Força Especial de Proteção Civil, 147 Sapadores Florestais, 62 operacionais da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, 71 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, 18 operacionais da Polícia de Segurança Pública, 17 agentes da Proteção da Natureza e 37 operacionais da Aliança Florestal Celbi e Caima.

Para apoio ao combate aos incêndios estarão, ainda, disponíveis seis máquinas de rasto, uma do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), duas do município de Mação e as restantes dos municípios de Abrantes, Alcanena e Ferreira do Zêzere.