Propostas para energia apresentadas pela Comissão Europeia vão «no bom sentido»

Fixação de uma preço máximo para o gás e desenvolvimento de uma plataforma de compras conjunta foram medidas discutidas no Conselho Europeu Informal

Conselho Europeu Informal, Praga, República Checa, 7 outubro 2022 (Foto: União Europeia)

Conselho Europeu Informal, Praga, República Checa, 7 outubro 2022 (Foto: União Europeia)

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que as propostas apresentadas pela Comissão Europeia - designadamente, a fixação de um preço máximo para o gás, o desenvolvimento de plataformas de compras conjuntas e o reforço do mercado da energia através da criação de interconexões - foram bem recebidas pelos Estados-membros e «vão no bom sentido» da sua concretização.

O Primeiro-Ministro falava em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu Informal, em Praga, na República Checa, que teve como objetivo a preparação do Conselho Europeu, que vai decorrer nos dias 20 e 21 de outubro.

«Hoje não era um dia para conclusões. Era um dia de trabalho, de explorar soluções e de buscar aproximações, tendo em vista as conclusões que queremos tirar nos próximos dias 20 e 21 de outubro e, também, as orientações que daqui desde já podem sair para as reuniões dos ministros da energia que, entretanto, terão lugar», frisou António Costa.

O Primeiro-Ministro referiu também que, durante a reunião em Praga, «foi possível encontrar um amplo diálogo», tendo até havido encontros bilaterais com países que têm atualmente «conflitos abertos entre si».

António Costa adiantou ainda que ficaram já marcadas as próximas reuniões dos estados-membros: no primeiro semestre de 2023 na Moldávia, depois em Espanha - durante a presidência deste país - «e, logo a seguir, no Reino Unido, para dar um sinal que, passado o Brexit, poderemos continuar a trabalhar juntos nos desafios comuns ao continente europeu».