Obra do novo Tribunal de Sesimbra avança e ganha forma no terreno
- Investimento: cerca de 3,67 milhões de euros
- Dimensão: 1.545 m² distribuídos por 2 pisos
- Prazo: conclusão prevista para o 1.º semestre de 2027
Modernização das infraestruturas Judiciárias em execução
O Ministério da Justiça, através do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), e a Câmara Municipal de Sesimbra acompanharam uma visita técnica à obra do novo Tribunal de Sesimbra, que prossegue a bom ritmo e representa um importante investimento na modernização das infraestruturas judiciárias da comarca de Setúbal.
A concretização da nova infraestrutura resulta da colaboração entre as duas entidades, formalizada através de protocolo: a Câmara Municipal de Sesimbra cedeu o direito de superfície de um terreno situado junto à Moagem de Sampaio e ficou responsável pelos projetos de arquitetura e de especialidades, bem como pelos arruamentos, estacionamentos e arranjos exteriores; ao IGFEJ compete a contratação, execução e fiscalização técnica da empreitada.
O novo edifício com 2 pisos vai acolher o Juízo de Competência Genérica, o Ministério Público e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sesimbra.
| Características da obra | |
| Área de construção | 1.545 m2 |
| Distribuição | 2 pisos |
| Investimento | cerca de 3,67 milhões de euros |
| Conclusão prevista | 1.º semestre de 2027 |
| Serviços a instalar | Juízo de Competência Genérica, Ministério Público e Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sesimbra |
| IGFEJ | contratação, execução e fiscalização técnica da empreitada |
| Câmara Municipal de Sesimbra | cedência do terreno; elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades; arruamentos, estacionamentos e arranjos exteriores |
Na visita técnica, os membros do Conselho Consultivo da Comarca de Setúbal acompanharam o desenvolvimento da empreitada e observaram no terreno o estado dos trabalhos.
Em representação do IGFEJ, participaram a Vogal do Conselho Diretivo, Inês Valença Pinto, e a coordenadora do Núcleo de Revisão de Projetos e Fiscalização de Obras, Inês Leal. A iniciativa contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.
Com os trabalhos a decorrer no terreno, o novo Palácio da Justiça de Sesimbra começa a ganhar forma, representando mais um passo na modernização das infraestruturas judiciárias e na melhoria das condições de atendimento aos cidadãos e de trabalho dos profissionais da Justiça.