2026-04-25 1955

25 de Abril: Primeiro-Ministro homenageia Ruy de Carvalho e destaca cultura como expressão da liberdade

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, assinalou o 25 de Abril com uma homenagem ao ator Ruy de Carvalho, na Residência Oficial de São Bento, onde destacou o papel da cultura como expressão da liberdade e da democracia.

Após a participação na sessão solene na Assembleia da República, o Primeiro-Ministro almoçou com o ator e a sua família, momento em que foram proferidas declarações.

Luís Montenegro considerou “uma escolha muito feliz” associar as comemorações do 25 de Abril à expressão artística, sublinhando a ligação entre liberdade, democracia, igualdade de oportunidades e cultura.

O Primeiro-Ministro destacou o percurso de mais de oito décadas de Ruy de Carvalho, reconhecendo o seu contributo para a cultura nacional e para a memória coletiva. “Ruy de Carvalho é um herói português”, afirmou.

Evocando o significado do 25 de Abril, Luís Montenegro sublinhou a importância de projetar o futuro com base nos valores da liberdade e da igualdade de oportunidades.

Referiu ainda o teatro como espaço de pensamento crítico e de afirmação cultural, capaz de antecipar transformações sociais e de manter vivas as referências históricas e identitárias.

A celebração incluiu a abertura dos jardins da Residência Oficial ao público, com atuações de escolas de teatro de diferentes regiões do país, envolvendo várias gerações.