2026-05-01 0805

Abertas as candidaturas à Capital Portuguesa da Cultura 2028

Está aberto o concurso para a Capital Portuguesa da Cultura 2028, uma iniciativa do Governo que visa a valorização estratégica da cultura como fator de desenvolvimento sustentável, coesão territorial e projeção externa das cidades. O prazo para apresentação de candidaturas é de 150 dias, a contar da publicação do Aviso n.º 10056-A/2026/2, de 30 de abril.

Para a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, trata-se de “um instrumento importante para a coesão territorial e de afirmação da Cultura como eixo estratégico do desenvolvimento”.

Podem candidatar-se os municípios portugueses, com exceção dos que tenham sido designados Capital Portuguesa da Cultura ou Capital Europeia da Cultura nos dez anos anteriores. 

As propostas serão avaliadas por um júri independente a candidatura vencedora será anunciada a 9 de dezembro de 2026.

Municípios já se podem candidatar à Capital Portuguesa da Cultura 2028