Governo apoia 228 projetos para melhorar instalações e reforçar desporto feminino
Mais de 4,8 milhões de euros apoiam 85 projetos de requalificação de instalações e 143 de promoção da prática desportiva feminina

Blocos de partida numa pista de atletismo
O Governo apoia 228 projetos de clubes e associações desportivas, num investimento superior a 4,8 milhões de euros destinado a melhorar instalações e a criar mais oportunidades para a prática desportiva de raparigas e mulheres.
“É desta forma, medida a medida, que o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo vai ganhando expressão no terreno”, afirmou a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, na assinatura dos primeiros contratos, que decorreu no Porto, a 6 de outubro. A formalização dos apoios inclui uma segunda sessão em Lisboa, a 7 de outubro.
Cerca de 2,7 milhões de euros destinam-se a 85 projetos de requalificação, adaptação e melhoria de instalações desportivas. Outros 2,2 milhões de euros apoiam 143 iniciativas que criam ou reforçam a oferta desportiva feminina.
Os projetos destinados à prática desportiva feminina permitem criar ou reforçar equipas, modalidades, horários, treinadores e outras respostas dirigidas a raparigas e mulheres. Na área das infraestruturas, os apoios permitem melhorar as condições de treino e competição, incluindo balneários, equipamentos, zonas de apoio e acessibilidade.
Das 44 medidas previstas no Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo, 20 já foram iniciadas ou concluídas. Desde o início da legislatura, o Governo mobilizou mais de 130 milhões de euros extraordinários para o setor do desporto.
Leia também o comunicado: Governo recolhe contributos para rever legislação estruturante do desporto