Segurança Social com excedente de 979 milhões de euros no primeiro trimestre

Melhoria de 101 milhões de euros face ao período homólogo de 2017 «resulta de um aumento de 3% da receita efetiva»

A Segurança Social registou um excedente de 979 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018 e manteve o contributo positivo para o equilíbrio das contas públicas.

No comunicado divulgado pelo gabinete do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pode ler-se que a melhoria de 101 milhões de euros face ao período homólogo de 2017 «resulta de um aumento de 3% da receita efetiva, que compara como um ritmo inferior de crescimento da despesa efetiva (1,7%)».

«Este subsector continua assim a dar um contributo muito positivo para redução do défice orçamental e consolidação das finanças públicas», acrescenta.

A receita aumentou apesar da redução das transferências correntes da Administração Central e, uma vez mais, «o acréscimo das receitas com contribuições e quotizações contribuiu fortemente para a evolução da receita», graças a um registo positivo de 6,6%, o equivalente a mais 247,4 milhões de euros.

A melhoria continuada das condições do mercado de trabalho permitiu um crescimento das contribuições sociais acumulado até março de 2018 em 1,1 pontos percentuais quando comparado com o registo homólogo (5,5%).

O comunicado refere também, entre outros dados, que a despesa com prestações de desemprego e apoio ao emprego contraiu 6,3% (menos 22,9 milhões de euros) e que o número de beneficiários de prestações de desemprego foi, em março de 2018, inferior em 22 075 ao do mês homólogo de 2017.