Governo reforça segurança do sistema elétrico com novo mecanismo de capacidade
O Governo vai avançar com a criação de um mecanismo de capacidade para reforçar a segurança do abastecimento de eletricidade e garantir energia disponível nos momentos de maior procura, acompanhando a crescente eletrificação da economia e dos consumos.
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinha que “Portugal é hoje um dos países da Europa com mais eletricidade de origem renovável. Garantir que existe energia disponível em todos os momentos é a outra face dessa ambição. Estamos a preparar este mecanismo de forma séria e sustentada, salvaguardando o menor custo para as famílias e para as empresas, e a dar os passos certos junto da Comissão Europeia. Não nos limitamos a anunciar: decidimos e executamos”.
O novo mecanismo será desenvolvido através de procedimentos competitivos e estará aberto a diferentes soluções, incluindo produção de energia, armazenamento e gestão da procura, com o objetivo de garantir o menor custo possível para os consumidores.
