Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-07-12 às 17h43

CCES emite parecer positivo sobre integração de Escolas de Enfermagem

  • Órgão consultivo emitiu parecer positivo sobre integração das Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra, de Lisboa e do Porto nas Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto.
  • Governo vai analisar parecer e tomar decisão final sobre integração daquelas instituições naquelas universidades.
  • Reunião do Conselho Coordenador do Ensino Superior decorreu hoje, com a participação do Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
O Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) emitiu hoje parecer positivo sobre a integração da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem do Porto nas Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto.

Na primeira reunião desde 2021, este órgão consultivo previsto no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) pronunciou-se, a pedido do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, sobre a integração das Escolas Superiores de Enfermagem no sistema universitário, procedimento obrigatório no âmbito do RJIES.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação irá analisar o parecer emitido, tomando posteriormente uma decisão final sobre esta integração.

Durante a reunião de hoje, foi ainda discutida, a pedido da Assembleia da República, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, que deveria ter sido avaliado em 2013.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, participou na parte inicial da reunião do CCES, tendo apresentado a evolução recente da rede e a visão do Governo para o setor.

A composição do Conselho Coordenador do Ensino Superior pode ser consultada aqui: https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/conselho-coordenador-do-ensino-superior