Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-11-01 às 12h59

Conversão da dívida impulsiona transição energética em Cabo Verde

  • Concurso para manifestação de interesse no Repowering da Central Fotovoltaica de Palmarejo, em Cabo Verde, é financiado no âmbito do acordo da conversão de dívida em investimento climático, celebrado entre Portugal e Cabo Verde;
  • Empresas portuguesas podem apresentar as suas propostas até dia 28 de novembro 2024.
Portugal e Cabo Verde juntos por um futuro energético sustentável 

O Ministério do Ambiente e Energia congratula-se com a abertura do concurso público para a manifestação de interesse no Repowering da Central Fotovoltaica de Palmarejo, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. 

Este projeto, financiado no âmbito do acordo da conversão da dívida em investimento climático, assinado pelos Governos de Portugal e Cabo Verde, representa um marco importante na cooperação entre os dois países e na promoção da sustentabilidade. 

O concurso, lançado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, visa a expansão da Central Fotovoltaica de Palmarejo, aumentando a sua capacidade de 4,4 MWp para 10 MWp. Este projeto será financiado integralmente pelo Fundo Climático e Ambiental, criado no seguimento do memorando de conversão de dívida. 

O acordo prevê que o projeto seja implementado através de empresas portuguesas, parcerias integradas por empresas portuguesas e cabo-verdianas, ou envolvendo a aquisição de bens e serviços de origem portuguesa. 

"A abertura deste concurso é uma excelente notícia. Este projeto não só contribui para aumentar a produção de energia limpa em Cabo Verde, como também fortalece a nossa parceria económica, representando uma excelente oportunidade para as empresas nacionais", afirma a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. 

O acordo de conversão de dívida entre Portugal e Cabo Verde, no valor de 12 milhões de euros, aos quais se somam dois milhões de euros de investimento cabo-verdiano, permite que uma parte da dívida daquele país para com Portugal seja convertida em investimentos em projetos de desenvolvimento sustentável. O Fundo Climático e Ambiental, que surge no âmbito deste acordo, tem como objetivo financiar iniciativas que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas em território cabo-verdiano. 

As empresas interessadas no concurso devem apresentar as suas propostas até ao dia 28 de novembro de 2024 e consultar toda a informação no site da AICEP.