- O IAVE disponibilizou esta semana os relatórios de escola, de turma e de cada aluno, com informação relativa aos resultados das Provas de Aferição realizadas no ano letivo 2023/2024.
- A disponibilização atempada desta informação permite às escolas identificarem áreas a melhorar e aos professores ajustarem as suas estratégias didáticas e pedagógicas.
- No ano letivo 2024/2025, estes relatórios serão adaptados ao novo modelo de avaliação externa, reforçando-se o compromisso já assumido de disponibilização antes do início do ano letivo seguinte.
O Instituto de Avaliação Educativa IAVE) disponibilizou ontem às escolas os relatórios que contêm informação relativa aos resultados das Provas de Aferição do Ensino Básico realizadas no ano letivo 2023/2024, no 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade:
- Relatórios Individuais das Provas de Aferição (RIPA);
- Relatório de Turma das Provas de Aferição (REPA Turma);
- Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA Escola).
Estes relatórios contêm informação detalhada e com valor formativo para as escolas, devendo contribuir para a reflexão sobre estratégias didáticas e pedagógicas, no âmbito da gestão curricular, com o fim de promover a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo dos alunos.
Para tal, é essencial que as escolas recebam estes relatórios a tempo de preparar o ano letivo seguinte ao das provas realizadas. Esta semana, este envio atempado ocorreu graças ao compromisso do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e, sobretudo, ao esforço dos serviços, em particular, do IAVE e do Júri Nacional de Exames.
A importância da divulgação atempada dos relatórios foi reforçada na apresentação, a 18 de julho, do novo modelo de avaliação externa, que irá vigorar a partir do ano letivo 2024/2025.
No âmbito deste novo modelo, estes relatórios serão revistos de forma a acomodarem as alterações previstas nas novas provas de monitorização da aprendizagem (provas ModA), que se realizam no final do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (4.º e 6.º anos), com uma classificação de caráter quantitativo e com indicação e descrição de níveis de desempenho.