• Base de dados da Justiça aberta a profissionais da Justiça, investigadores, académicos e público em geral
• 40 anos da Justiça em Portugal (1983-2023) em quatro áreas temáticas: tribunais, registos e notariado, polícias e entidades de apoio à investigação e outras estatísticas
• Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) gere Sistema de Informação das Estatísticas da Justiça (SIEJ) por delegação de competências do INE
Novo painel de séries longas de estatísticas da Justiça disponível online
O Ministério da Justiça vem disponibilizar ao público um novo painel com séries longas de estatísticas da Justiça, que reúne 40 anos (1983-2023) de dados em quatro grandes áreas temáticas:
• Tribunais;
• Registos e notariado;
• Polícias e entidades de apoio à investigação;
• Outras estatísticas.
Este painel está disponível online no
Sistema de Informação de Estatísticas da Justiça (SIEJ), portal gerido pela Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), criado para facilitar o acesso da comunidade jurídica, académica, jornalística e público em geral às estatísticas dos últimos 40 anos da Justiça em Portugal.
Para a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, "este trabalho da DGPJ é um verdadeiro serviço público, não só para quem tem de tomar decisões ou trabalhar na área da Justiça, como também para todos os cidadãos interessados em conhecer os últimos 40 anos da Justiça portuguesa. Atrevo-me a dizer que esta base de dados é quase uma ‘pordata’ da Justiça, e o esforço da DGPJ será tanto mais recompensado quanto mais pessoas a consultarem".
Esta iniciativa enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da delegação de competências do INE no então Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Justiça, hoje DGPJ.
Para a Diretora-Geral da Política de Justiça, Lídia Jacob, "com este serviço a DGPJ pretende promover a transparência e reforçar o compromisso com a divulgação de estatísticas de qualidade".
Ao longo destes 40 anos, as estatísticas da justiça têm-se modernizado para responder com mais eficácia às necessidades dos utilizadores, tornando a informação mais fácil de consultar e mais completa.