Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-06-04 às 20h10

Governo agiliza execução de investimentos de 217 milhões na Gestão da Paisagem

1. Medida visa inverter baixa execução de financiamento do PRR destinado às Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, fundamental para a promoção da resiliência aos incêndios rurais. 

2. Despacho conjunto do Ministério do Ambiente e Energia e do Ministério da Agricultura e Pescas pretende acelerar pagamentos, até 2025. 


Decisão visa tornar território mais resiliente aos incêndios rurais

O Ministério do Ambiente e Energia e o Ministério da Agricultura e Pescas pretendem acelerar a execução dos investimentos nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), com uma dotação de 217 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e contrariar a atual baixa taxa de execução. 

Com esse objetivo, o Governo decidiu que as entidades gestoras das AIGP podem considerar como elegível o investimento na contratação de serviços técnicos, jurídicos, financeiros e administrativos, desde que a despesa com estas rubricas não ultrapasse 10% do previsto no investimento total. 

O Despacho Conjunto da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, destina-se a dotar estas entidades de uma maior capacitação técnica - que permitirá a elaboração de propostas fundamentadas com estudos, planos e projetos – e a agilizar o pagamento de financiamentos, até 2025. 

Num quadro de alterações climáticas, as operações integradas de gestão da paisagem são um instrumento para a redução da vulnerabilidade do território a fogos rurais, a valorização da aptidão dos solos, a melhoria dos serviços prestados pelos ecossistemas, o aumento do valor do território e ainda a dinamização da economia. 

Sendo uma das medidas do Programa de Transformação da Paisagem, as AIGP têm como 
finalidade promover a gestão e a exploração comum dos espaços agrícolas e florestais em zonas de elevado risco de incêndio.