Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-06-14 às 14h05

Governo atribui 7,4 milhões de euros às novas linhas de Metro em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa

  • Apoio financeiro destinado aos estudos de quatro novos traçados, que correspondem a mais de 37 quilómetros e 38 estações do serviço da empresa Metro do Porto;
  • Ministério do Ambiente e Energia aprova financiamento do Fundo Ambiental, destinado às linhas de Gondomar, de São Mamede, da Maia II e Trofa;
  • Decisão cumpre desígnio do Governo de aposta na mobilidade e numa maior utilização do transporte público, com vista à descarbonização de diversos setores da economia nacional e a redução da dependência do transporte individual rodoviário.
Transportes públicos são motor importante para a descarbonização

O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn), em articulação com o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH), aprovou a atribuição de quase 7,4 milhões de euros à empresa Metro do Porto, para o desenvolvimento de estudos dos projetos que se traduzirão em 37 quilómetros de novas linhas, nos concelhos de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa.

O estudo e planeamento dos quatro traçados em causa irão contar com um financiamento de 2,56 milhões de euros, ainda este ano, e de 4,8 milhões de euros, em 2025, provenientes do Fundo Ambiental, uma entidade na dependência da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que tem como finalidade o apoio a políticas ambientais.

Para Maria da Graça Carvalho, "fomentar o transporte público de qualidade é um elemento essencial dos esforços de descarbonização da nossa economia, uma vez que o setor dos transportes é, precisamente, um daqueles cujos indicadores nacionais no contexto europeu exigem um empenho permanente". "É preciso proporcionar aos cidadãos verdadeiras alternativas ao uso do automóvel, as quais, atualmente, continuam a ser manifestamente insuficientes", defende a governante.

As novas linhas, que irão acrescentar 38 estações ao Metro do Porto e estarão prontas até 2030, são: 
  • A Linha da Trofa — Uma linha de Metro entre o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Muro, com cerca de 3,2 quilómetros e duas estações, e uma linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e a Paradela, com cerca de 7,3 quilómetros e cinco estações/paragens, (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela);
  • A Linha da Maia II — Uma linha de BRT ou Metro, entre Roberto Frias e o Aeroporto, com cerca de 14,3 quilómetros e 18 paragens, se for em BRT, ou 13,3 quilómetros e 16 estações, se for Metro (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias);
  • A Linha de Gondomar — Uma linha de Metro entre o Estádio do Dragão e Souto, com cerca de 6,9 quilómetros e oito estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto);
  • A Linha de São Mamede — Uma linha de Metro entre o IPO e o Estádio do Mar, com cerca de 6,6 quilómetros e oito estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).
Com esta verba (7,36 milhões de euros) serão financiados, assim, entre outros, os estudos prévios, de incidência e de impacte ambiental, mas também os levantamentos topográficos, patrimoniais e diversas sondagens.