- Financiados 36 projetos no âmbito da estratégia do Governo de promoção da transição para uma economia circular e baixa em carbono;
- População irá ser sensibilizada para os impactos da poluição do ar, do ruído e da degradação ambiental na saúde e na qualidade de vida. Projetos irão promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis nas cidades e comunidades.
Maria da Graça Carvalho: "Passo importante na construção de um País mais sustentável"
Foram assinados com 36 entidades contratos de financiamento no valor de 1,5 milhões de euros, para projetos de educação ambiental, com foco na qualidade do ar, ruído e valorização do território. O investimento, proveniente do Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, visa a participação ativa dos cidadãos na construção de um futuro mais sustentável, através da sensibilização e promoção de comportamentos mais responsáveis.
"Com este investimento, damos um passo importante na construção de um País mais sustentável e com melhor qualidade de vida. A educação ambiental é fundamental para mudar comportamentos e criar uma sociedade mais consciente e responsável", apontou a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. "Queremos que os cidadãos sejam protagonistas da mudança. Através destes projetos, vamos promover a participação ativa da população na proteção do ambiente e na valorização do nosso território", concluiu.
Os projetos serão levados a cabo por municípios, organizações não-governamentais de ambiente, associações e entidades gestoras de resíduos, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
De acordo com a Ministra Maria da Graça Carvalho, foram recebidas 268 candidaturas, o que "demonstra o grande interesse da sociedade civil e das instituições em participar neste processo". Após uma avaliação rigorosa, foram selecionados os 36 projetos com os quais foi protocolado o financiamento.
Este investimento faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo para promover a transição para uma economia circular e baixa em carbono, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.