Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-06-26 às 15h23

Governo reforça prevenção contra fogos com o "Portugal Chama 2024"

  • 750 mil euros do Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, financiam nova campanha de sensibilização nas televisões, rádios e jornais;
  • ICNF leva a cabo ação de divulgação, com vista à redução da ocorrência de incêndios rurais, que ocorrem com particular incidência nos meses de Verão.


Campanha focada nas queimadas, comportamentos de risco e uso de maquinaria


O Ministério do Ambiente e da Energia, através do Fundo Ambiental, vai financiar o "Portugal Chama 2024", uma campanha de prevenção contra os incêndios rurais, em 750 mil euros. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) irá levar a cabo essa ação de divulgação, em diversos órgãos da comunicação social, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para o fenómeno dos fogos que afetam o território nacional todos os anos.


O valor em causa destina-se a assegurar a publicação de um conjunto de spots de televisão e de rádio e de anúncios na imprensa escrita da campanha "Portugal Chama", concebidos pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a entidade que coordena a estratégia nacional de comunicação à população sobre este tema. Estes anúncios têm como temas as queimas e as queimadas, os comportamentos de risco e ainda o uso de maquinaria e equipamento.


O protocolo agora acordado entre o Fundo Ambiental e o ICNF, e tal como estabelecido pelo Despacho n.º 2062-A/2024, de 22 de fevereiro, destina-se a apoiar o plano anual de sensibilização e informação sobre as principais causas de incêndios, com orientações direcionadas para a alteração de comportamentos e as boas práticas.


A estratégia "Portugal Chama" tem dois eixos fundamentais. Um que respeita à proteção de pessoas, bens e infraestruturas, e é tutelado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Um outro, da competência do ICNF, incide sobre a gestão florestal. Esta campanha de prevenção abrange ambas as vertentes.


A prevenção de incêndios rurais é uma componente essencial das ações contempladas pelo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, onde se incluem medidas relacionadas com a vigilância e o combate às chamas.


"Os incêndios rurais têm um grande impacto ambiental. A prevenção, subjacente a esta campanha, visa a proteção dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade do ar, que podem ser gravemente afetados por eventos como os que atingem Portugal", considera a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que reforça a "importância de uma estratégia que proteja vidas, propriedades e o ambiente, e que ajude a reduzir a incidência e o impacto dos incêndios".