Saltar para conteúdo

Comunicados

2025-04-08 às 12h20

Lançada aquisição de fardamento para os Vigilantes da Natureza

  • Investimento em fardamento dos vigilantes da natureza no valor de 560 mil euros. Entrega de propostas no concurso publicado decorre até 3 de maio;
  • Proposta construída com contributos de todas as estruturas sindicais e da Associação Profissional dos Vigilantes. Júri do concurso incluirá três Vigilantes da Natureza designados por estas entidades.

O concurso público internacional para aquisição de fardamento e equipamentos para os Vigilantes da Natureza foi lançado com um valor base de 560,8 mil euros, colmatando assim uma lacuna há muito sentida por estes profissionais.

Esta iniciativa, financiada pelo Fundo Ambiental e autorizada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, visa reforçar as condições de atuação dos Vigilantes da Natureza, garantindo a uniformização e dignificação da sua profissão, bem como o aumento da sua visibilidade e segurança no terreno.

A proposta levada a concurso foi construída com base nos contributos de todas as estruturas sindicais representativas, bem como da Associação Profissional dos Vigilantes da Natureza. Para assegurar uma representação equitativa e participativa, o Júri do Procedimento será igualmente constituído por três Vigilantes da Natureza designados por estas entidades.

O procedimento, lançado ontem pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), inclui dois lotes e encontra-se publicado na plataforma Vortal. O prazo para apresentação de propostas termina a 3 de maio de 2025.

Este é mais um passo no reconhecimento do papel essencial desempenhado pelos Vigilantes da Natureza na proteção e conservação do nosso património natural.