Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-08-01 às 18h24

Ministro da Defesa preside à cerimónia de receção da Força Nacional Destacada na Lituânia

  • Quatro caças F-16 portugueses fizeram mais de 500 horas de voo e intercetaram mais de quinze aeronaves nos céus dos países bálticos.
  • Missão de policiamento aéreo ao serviço da NATO decorreu nos países bálticos e envolveu 240 militares da Força Aérea.
Base Aérea de Monte Real recebe os quatro caças F-16, a 2 de agosto, às 11h45

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, preside à cerimónia de receção da Força Nacional Destacada no Teatro de Operações da Lituânia, no âmbito da missão ‘Enhanced Air Policing 2024’ (eAP24) da NATO.

A operação decorreu entre 1 de abril e 31 de julho de 2024. Envolveu a participação total de 240 militares da Força Aérea, garantindo a presença de um efetivo de 85 militares em permanência no Teatro de Operações.

O contingente português operou quatro aeronaves F-16M, a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia. Foram intercetadas mais de 15 aeronaves, num total de 570 horas de voo, nos céus dos países bálticos.

Desde 2007, a Força Aérea Portuguesa participa em missões de policiamento aéreo no âmbito da NATO. Estas ações envolvem a identificação e interceção de aeronaves que não cumpram as regras internacionais da aviação, ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.

O evento contará também com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, entre outras entidades militares.
Áreas:
Defesa Nacional