- Ministro da Economia, Pedro Reis, reuniu-se com os ministros espanhóis da Economia, Comércio e Empresa e da Indústria e do Turismo, Carlos Cuerpo e Jordi Hereu.
- Os ministros acordaram retomar a agenda a cooperação na vertente economia, nos domínios da transição energética e digital e reforçar os laços bilaterais nas políticas de turismo.
- Pedro Reis encontrou-se ainda com o presidente da CEOE, a quem realçou a importância do reforço da cooperação luso-espanhola para o tecido económico dos dois países e para o seu posicionamento estratégico no seio da UE.
Ministros discutiram desenvolvimento comum de cadeias de valor
O Ministro da Economia, Pedro Reis, e o seu homólogo espanhol, o Ministro da Economia, Comércio e Empresa, Carlos Cuerpo, acordaram hoje, em Madrid, retomar a agenda da cooperação na vertente da economia, nos domínios da transição energética, digital e de mobilidade.
Neste encontro bilateral, que visou estreitar laços, foi ainda dada atenção aos temas com elevado potencial para as ambas economias, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento das cadeias de valor integradas, em áreas como a dos veículos elétricos ou a dos pagamentos bancários.
Pedro Reis encontrou-se também com o Ministro espanhol da Indústria e do Turismo, Jordi Hereu, com o qual debateu as estratégias de reindustrialização e as políticas de ?crescimento e diversificação do Turismo numa ótica de sustentabilidade e valorização dos territórios transfronteiriços.
Os ministros reafirmaram a forte parceria bilateral, partilhada também no âmbito da União Europeia (UE), a ancorar numa cooperação mais dinâmica e operacional.
Nesta visita, o Ministro da Economia português teve ainda a oportunidade de se reunir com o presidente da Confederación Española de Organizaciones Empresariales (CEOE), Antonio Garamendi, a quem realçou a importância do reforço da cooperação luso-espanhola para o tecido económico dos dois países e para o seu posicionamento estratégico no seio da UE.
Pedro Reis participará ainda na cerimónia de entrega de Prémios Vasco da Gama 2024 da Câmara do Comércio Hispano-Portuguesa. Prémios que distinguem a excelência de empresas e das personalidades que trouxeram um elevado valor estratégico e económico ao mercado ibérico, contribuindo para o dinamismo no desenvolvimento das relações entre Portugal e Espanha.
Esta deslocação a Espanha é mais um sinal da importância dada pelo Executivo à relação histórica e de cooperação económica entre os dois países. E dá sequência às visitas já realizadas pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros portugueses. É também de preparação da próxima cimeira luso-espanhola, a decorrer em outubro em Portugal.