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Comunicados

2024-08-14 às 15h47

Nova versão do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP II) arranca em 2024/25 em 7 escolas

  • PPIP II centra-se no Ensino Secundário e permite alargar possibilidade de escolha dos alunos e diversificar percursos formativos.
  • 7 escolas aceitaram convite e integram projeto em 2024/2025.
  • Alunos dos CCH podem escolher, na componente específica, qualquer uma das disciplinas de entre as que a escola oferece.
  • Literacia e Dados integra as disciplinas da componente comum.
Sete estabelecimentos de ensino integram a partir do próximo ano letivo a nova versão do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP II), que visa alargar a possibilidade de escolha dos alunos e diversificar percursos formativos, com foco no Ensino Secundário.

O PPIP II parte do diagnóstico de que os Cursos Científico-Humanísticos (CCH) e os Cursos Profissionais (CP), ofertas frequentadas pela esmagadora maioria dos alunos do Ensino Secundário, apresentam algumas limitações, tais como a rigidez curricular e a pouca articulação entre disciplinas.

Assim, o objetivo do PPIP II passa pela possibilidade de aprofundamento de conhecimentos em diferentes áreas, proporcionando aos alunos uma formação mais abrangente e enriquecedora.

Alunos dos Cursos Científico Humanísticos

No Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica II não são propostos cursos base e as matrizes devem integrar uma componente comum e uma componente específica.

Integram a componente comum Português, Língua Estrangeira I, II ou III, Filosofia, Educação Física, Literacia e Dados (incluindo Literacia Financeira, Comercial, Laboral e Participação Democrática, por exemplo) e Projeto Pessoal.

Na componente específica, os alunos podem optar pela frequência de qualquer uma das disciplinas que a escola oferecer, sendo que atualmente esta opção estava limitada a uma disciplina bienal e a uma disciplina anual.

É dada a possibilidade de efetivação das escolhas apenas no 11.º ano, permitindo uma maior reflexão e solidez nas decisões dos alunos.

As disciplinas podem ser concluídas em qualquer um dos anos do Ensino Secundário, salvaguardando-se a frequência de disciplinas que permitam a realização dos exames finais nacionais necessários para a conclusão deste nível de ensino.

Alunos dos Cursos Profissionais

O plano curricular estrutura-se em quatro componentes de formação: sociocultural, científica, tecnológica e em contexto de trabalho.

Os alunos podem optar pela frequência de disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos, de entre as que a escola oferecer, sujeita às regras da matriz curricular que vier a ser definida pelo estabelecimento de ensino, sendo obrigatória a aprovação em todas estas disciplinas em qualquer um dos anos do Ensino Secundário.

A componente sociocultural integra uma disciplina também focada em diversas literacias (incluindo Literacia Financeira, Comercial, Laboral e Participação Democrática, por exemplo).

São as seguintes as escolas que integram o PPIP II no Ano Letivo de 2024/2025:
  • Agrupamento de Escolas de Alcanena;
  • Agrupamento de Escolas de Caneças;
  • Agrupamento de Escolas de Cristelo;
  • Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas;
  • Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Poente;
  • Colégio Pedro Arrupe;
  • Escola Profissional de Jobra.
A criação do PPIP II está alinhada com um dos objetivos do Programa do Governo, que prevê a diversificação das formas de organização do Ensino Secundário, alargando as disciplinas que os alunos podem livremente frequentar.

O Despacho, assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e pelo Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, está disponível aqui