Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-09-12 às 11h41

Novo modelo de avaliação de desempenho e recrutamento de guardas prisionais

  • Acordo celebrado em 10 de julho de 2024 com Guardas Prisionais previa continuação das negociações
  • Organizações sindicais reclamavam novo modelo de avaliação de desempenho
  • Recrutamento de novos 225 Guardas Prisionais está autorizado
Governo aprova novo Modelo de Avaliação de Desempenho e abertura de processo de recrutamento 

A Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, anunciou às três organizações sindicais representativas dos Guardas Prisionais, que o Governo aprovou o novo modelo de avaliação de desempenho e um novo recrutamento.

No âmbito das negociações terminadas a 10 de julho de 2024, que culminaram com o aumento do suplemento, a Associação de Chefias do Corpo da Guarda Prisional, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Nacional e o Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional reclamavam a adoção de um novo modelo de avaliação de desempenho. A primeira ronda de negociações ficou, então, agendada para 24 de julho de 2024.

As negociações ficaram concluídas ontem, durante uma reunião realizada ao final da tarde no Ministério da Justiça.

A Ministra da Justiça anunciou que o Governo aceitou a proposta da equiparação, para os Guardas Prisionais, do Modelo de Avaliação de Desempenho da PSP.

A Ministra da Justiça anunciou ainda que o Ministério das Finanças autorizou a abertura de um procedimento para a contratação de 225 novos Guardas Prisionais.

Para Rita Alarcão Júdice "há muitos problemas na Justiça, mas estamos a resolvê-los, um a um. Começamos pelas pessoas, que são sempre a parte mais importante."

Pelo lado do Governo, as negociações foram conduzidas pela Ministra da Justiça, pela Secretária de Estado da Administração Pública e pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça.
Áreas:
Justiça