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Comunicados

2024-06-18 às 10h02

Pensamento criativo dos alunos de 15 anos avaliado pela primeira vez no PISA

1, Os alunos portugueses obtiveram um desempenho em pensamento criativo de 34 pontos 
(numa escala de 0 a 60), 1 ponto acima da média dos países da OCDE.

2. 83% dos alunos portugueses atingiram o nível básico de pensamento criativo e 29% têm 
níveis de proficiência elevados. 

3. Pensamento criativo é o único domínio avaliado de forma generalizada no PISA 2022 em que os alunos portugueses têm um desempenho acima da média da OCDE. 

ENQUADRAMENTO

Desde 2012, o PISA (Programme for International Student Assessment) tem avaliado competências que considera centrais para o século XXI. Depois de resolução de problemas (2012), resolução colaborativa de problemas (2015) e competências globais (2018), o ciclo de 2022 avaliou o pensamento criativo dos alunos de 15 anos, cujos resultados são divulgados hoje pela Organização para a Cooperação e 
Desenvolvimento Económico (OCDE).

O pensamento criativo é uma das competências relevantes para jovens e adultos enfrentarem e se adaptarem à complexidade e à incerteza da sociedade e do mercado de trabalho. 

O PISA 2022 avalia o pensamento criativo definido como a competência para se envolver ativamente na produção, avaliação e melhoria de ideias, que podem resultar em soluções originais e eficazes, produzir novos conhecimentos e expressões impactantes de imaginação. Este conceito de pensamento criativo reflete o que alunos de 15 anos podem demonstrar e está associado a situações do contexto quotidiano, 
distinguindo-se de pensamento criativo numa área específica, como a artística. 

RESULTADOS

Os alunos portugueses têm um desempenho em pensamento criativo de 34 pontos (numa escala de 0 a 60), significativamente acima dos 33 pontos da média dos países da OCDE.

Os países com melhores desempenhos são Singapura (41 pontos), Coreia do Sul (38), Canadá (38) e Austrália (37). Portugal encontra-se em 12.º lugar no ranking dos 64 países/economias participantes e, no conjunto dos 23 países da União Europeia participantes, é o sétimo país com desempenho mais elevado (Estónia e Finlândia têm 36 pontos; Dinamarca, Letónia e Bélgica têm 35 pontos; Polónia com 34,4). 
83% dos alunos portugueses atingem o nível básico de pensamento criativo (78% na OCDE) e 29% têm um nível de proficiência elevado ("top performers") (27% na OCDE), demostrando capacidade de criar, avaliar e melhorar ideias originais e diversas para uma gama de tarefas diversas que se inserem em contextos mais complexos, abstratos ou desconhecidos. 

As diferenças no desempenho dos alunos portugueses por sexo e por estatuto socioeconómico acompanham o padrão da média da OCDE. As raparigas têm melhor desempenho em pensamento criativo do que os rapazes (diferença de 2 pontos em Portugal e 3 na OCDE) e os alunos de contextos socioeconómicos favorecidos têm melhor desempenho do que os de contextos desfavorecidos (diferença de 9 pontos em Portugal e 9,5 na OCDE). Tal como o desempenho dos alunos nos domínios 
principais avaliados no PISA 2022 – Matemática, Leitura e Ciências –, o estatuto socioeconómico dos alunos é um forte preditor do desempenho em pensamento criativo. 

Entre os países com desempenho acima da média da OCDE, Portugal é o único país que não tem um desempenho significativamente acima da média da OCDE em nenhum dos restantes domínios avaliados no PISA 2022 – Matemática, Leitura e Ciências (resultados divulgados em dezembro de 2023). Ou seja, no PISA 2022, o único domínio avaliado de forma generalizada em que Portugal tem um desempenho acima da média dos países da OCDE é, precisamente, pensamento criativo — uma das áreas de competências 
transversais inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Tags: educação