Saltar para conteúdo

Intervenções

2024-05-10 às 17h39

Intervenção do Ministro da Economia na conferência de apresentação do CEO Survey

Portanto, se nós quisermos cuidar de contruir um país mais equilibrado, um elevador social mais ativo, gerando oportunidades para todos, nomeadamente para os mais desfavorecidos, criamos condições para as empresas crescerem e gerarem riqueza. É um dos caminhos diretos para o crescimento sustentável, para o bem-estar social e para a justiça social.

(...)

Produtividade implica, se formos a ver, o choque de produtividade. Falou-se muito no alívio fiscal e ele é determinante e eu sou dos que acredita, e o programa de Governo é ambicioso nessa matéria, que enquanto não for promovido retira e suga energia e recursos à economia, às pessoas, às famílias e às empresas. Mas também não podemos cair na visão reducionista de que o programa que existe para a economia é o alívio fiscal, vai muito para além disso como veremos nos próximos meses.

A começar pelo choque da produtividade e isso implica maior intensidade de capital, inovação tecnológica, no talento e qualidade das lideranças e implica a tal competitividade nos custos de contexto. Atalhar em burocracia, agilizar a justiça económica, construir as infraestruturas estratégicas. Temos claro isto como matriz de base.

Leia o discurso na íntegra