A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao Cinema Ideal, localizado perto do Largo de Camões, em Lisboa, reconhecendo a «excelência do trabalho desenvolvido por Pedro Borges com o exibidor Midas Filmes, atual Midas II Cinemas, desde 28 de agosto de 2014».
«Esta atribuição reconhece e aplaude a existência de uma sala histórica, cuja inauguração remonta a 1904, que se reinventou há dez anos para servir a cidade, as instituições públicas, a comunidade do bairro e o Cinema», refere a decisão da Ministra.
A decisão destaca «a qualidade da programação do Cinema Ideal» e reconhece, «com merecido aplauso, o seu papel essencial na exibição de filmes independentes, na apresentação de cinema com origem geográfica diversa, e na atenção dada ao cinema português e europeu».
Reconhece ainda a «importância das sessões especiais que o Cinema Ideal organiza e promove, que contam com a presença de atores, realizadores, produtores, críticos e outras personalidades da vida cultural portuguesa».
Regista ainda «que esta importante sala de cinema tem estabelecido importantes parcerias com diversas entidades, de que são exemplo o Doclisboa e o Indie lisboa, fundamentais para a afirmação desta área disciplinar e artística».