«As forças de segurança tudo farão para manter a ordem e deter aqueles que têm participado nestes distúrbios», afirmou a Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, acrescentando que tudo será feito «para levar todos aqueles que participaram nestes tumultos à justiça».
Margarida Blasco afirmou, numa declaração à imprensa à chegada à 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, em Faro, que o Governo acompanha «desde o princípio todas as desordens públicas» em três bairros da Grande Lisboa.
«Esta noite [22 para 23 de outubro] fizemos uma reunião de urgência do Sistema de Segurança Interna, e estou em permanente contacto com todas as forças de segurança e principalmente com a PSP, que está nos diversos locais a repor a ordem pública», acrescentou.
A Ministra deixou uma «especial menção» a todos os que estão a trabalhar pela tranquilidade e «para acabar com estes distúrbios perfeitamente inadmissíveis que não permitem às populações deslocar-se e fazer a sua vida laboral normal e acompanhar as suas crianças à escola».
«A PSP, em articulação com todas as outras forças de segurança, estão a repor e a dar apoio às populações que querem seguir o seu dia-a-dia de forma normal», prevenindo e reprimindo os «atos de vandalismo que põem em causa a ordem e a segurança pública».
O Governo está a acompanhar em permanência «todos os desenvolvimentos e todas as ações de polícia e de prevenção e de repressão de todos aqueles que praticam estes atos».