Quando o projeto estiver completo far-se-á Lisboa-Madrid em 3h00 e Porto-Lisboa em 1h15
A decisão destina-se a oferecer uma alternativa de transporte ferroviário competitiva (nomeadamente com o avião), estabelecendo como objetivo os seguintes tempos de percurso:
• Porto-Lisboa – 1h15
• Lisboa-Madrid – 3h00
A LAV disponibiliza uma alternativa ferroviária competitiva aos voos diários, de 40 voos entre Lisboa e Madrid e de cerca de 20 entre Porto e Lisboa.
Lisboa-Elvas
No seu impacto nacional, vai reduzir o tempo de percurso Lisboa-Elvas para cerca de 2h00 em 2025 e para cerca de 1h00 em 2034, quando todo o percurso estiver operacional.
Presentemente, a ligação entre Évora e Elvas está em construção, devendo entrar ao serviço em 2025. Terão dinda de ser construídas a terceira travessia do Tejo em Lisboa (TTT) até ao Poceirão e a ligação entre o Poceirão e Elvas.
A LAV terá total complementaridade com a rede ferroviária convencional e com a rede ferroviária espanhola junto à nossa
fronteira: bitola, alimentação elétrica e sistemas de sinalização.
Lisboa-Madrid
Na ligação entre Lisboa e Madrid, a LAV reduzirá o tempo de percurso para 6h00 em 2027 e para 3h00 2034, quando todo o percurso estiver operacional.
Desta linha está construída a ligação Badajoz-Placencia e Toledo-Madrid, em construção e ligação Évora-Elvas (Caia) e a ligação Placencia-Talayuela (que entrará ao serviço em 2027), e a construir a TTT, a ligação Poceirão-Évora e a ligação Talayuela-Toledo.
A calendarização dos investimentos será compatibilizada com Espanha, para garantir uma execução coordenada e atempada do projeto, otimizando plenamente a disponibilidade de financiamento europeu.
Eficiência energética
A decisão agora tomada pelo Governo de acelerar a construção da LAV Lisboa-Madrid reside na necessidade de descarbonização dos transportes, na transferência para modos de transporte energeticamente mais eficientes, no desenvolvimento económico e na coesão territorial e social.
Esta Ligação de Alta Velocidade, que dá cumprimento ao Programa Nacional de Investimentos 2030 e ao Plano de Trabalho do Corredor Atlântico, permitirá ainda impulsionar de forma decisiva o setor ferroviário, em Portugal.
A decisão contribui igualmente para concretizar o objetivo estabelecido pela Comissão Europeia na Estratégia de Mobilidade Inteligente e Sustentável de duplicar o tráfego ferroviário de passageiros de alta velocidade, dando também execução ao
EU Green Deal e ao Acordo de Paris sobre alterações climáticas.